Magnífico vice-reitor do Centro Universitário do Pará, Prof. Sérgio Fiuza de Mello Mendes, em nome de quem cumprimento os demais integrantes da mesa.
Prezados professores, colaboradores, paraninfos, nomes de turma. Senhores pais dos alunos formandos, que honraram seu papel criando, educando e trazendo, a esta casa de excelência, seus filhos!
E em especial, congratulo, em nome de meus colegas, os formandos das turmas de Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Sistemas da Informação, Engenharia de Produção e Tecnologia em Redes de Computadores, meus queridos afilhados.
A todos: -Boa tarde!
Antes de mais nada, preciso dizer que estou honrada e muito feliz de estar aqui e ter recebido a homenagem de ser aquela que irá representa-los nesta cerimônia de formatura do 1o. Semestre de 2011 da área de Ciência Exatas e Tecnologia – ACET do CESUPA.
Em uma manhã tediosa, no céu, estavam brincando de esconde-esconde: Einstein, Newton, Pascal, Galileu entre outros grandes nomes da Física. Einstein foi contar… um corre-corre pra todo lado, todos procurando se esconder… com exceção de Newton, que sobrou. Sem opção de esconderijo, Newton pegou um giz e desenhou um quadrado com lados iguais a 1 metro no chão do céu, e ficou ali em cima do quadrado.
Einstein, terminando sua contagem, dá de cara com Newton, e diz:
- Newton, já te achei, você não se escondeu não?
E Newton responde apontando para o chão: - Opa!!! pera aí, mas eu sou Pascal!!!”
Não entenderam? É que 1 Newton por metro quadrado é igual a 1 Pascal
Para aqueles que riram desta piada, não resta dúvida ou salvação: são nerds!!
Meu filho de 6 anos chegou da escola muito preocupado, porque foi chamado de NERD! O que é isso mamãe? Bom, sinônimo de esquisitão no passado, foco de documentários científicos, os nerds atualmente ditam tendência, inspiram filmes de grandes estúdios e dão exemplo, figurando entre os mais ricos e influentes do mundo.
É, os tempos mudam. Eu ainda sou da época que chamar de nerd denegria, ofendia e sugeria a figura de alguém, em geral, da área de exatas, que dominavam a lógica e a matemática, e tratava, com certa autoridade, a tecnologia e a razão, e que não só sabia o que é o Gato de Schrödinger, como, pior, conseguia explicá-lo.
É,... mas nem tudo são flores. Fã de Oscar Wilde, sempre acreditei que amigo é aquele que apunhala pela frente, e certa vez, tive que digerir algo que ouvi, não necessariamente em tom elogioso, que nós de exatas somos herméticos. Fiquei enfurecida, confesso, mas tive que reconhecer:- é verdade! Nós criamos um mundo à parte, um mundo nerd, e nos impusemos, impondo respeito a nossas bermudas, chinelas, camisetas com emotions e mochilas nas costas!
Os nerds de hoje são os milionários de amanhã, costumamos dizer, e como já fomos excluídos do mundo social, aprendemos, com o tempo, a nos defender, agora excluindo o mundo de nós mesmos, ou, por outra, vendo-o atrás da tela do monitor!
Sim, somos nerds com muito orgulho! Fazemos parte de um perfil que é conhecido pela pelo raciocínio lógico, pela física e, tá bem, vá lá, não necessariamente pela beleza exterior!! Mas isso, tenham certeza, esta professora e todas as mães sentadas neste salão certamente discordam! Temos uma linguagem diferente, um vestuário diferente e até piadas diferentes, mas precisamos melhorar nossa interface, e isso exige dedicação e leva tempo!
Acontece que, por sermos herméticos, muitas vezes deixamos passar, boas e raras, oportunidades. Por receio de nos expormos, deixamos de expor nossos trabalhos e os deixamos na gaveta, nos conformando em assistir, pela TV, alguém que, alguns anos após lançou, e enriqueceu, com o mesmo produto que guardamos na gaveta anos antes. Ou alguém aqui acredita, de fato, que é preciso alguma genialidade para desenvolver um Twiter?
Senso comum, nosso Brasil, é o país do samba e do futebol, e como tal é reconhecido! Podem perguntar, pra qualquer um, o nome de 5 jogadores famosos brasileiros ou de 5 dançarinas do bumbum. A resposta virá rápida. Perguntem, agora, o nome de 3 grandes físicos ou 3 grandes matemáticos brasileiros. Talvez alguém arrisque... É... precisamos eleger novos ídolos... O fato é que nós, com nossas reservas, não temos feito muito pra mudar isto.
Estatística conhecida e amplamente divulgada, é comum ouvirmos o baixo percentual de brasileiros com formação superior. Muito pior, se considerarmos aqueles que possuem nível superior na área de exatas. Os números dos países desenvolvidos, apontam, para cada 5 graduados, 1 engenheiro. No Brasil, esta proporção mostra que só é possível encontrar 1 engenheiro a cada 40 graduados. Imaginem agora, a realidade de nosso estado!
Há 15 anos, no vestibular de Engenharia elétrica da UFPA concorri com mais 9 candidatos na disputa por uma vaga. Atualmente, a procura pelos cursos da área de exatas está diminuindo de forma assustadora, chegando a razão de, em alguns cursos, 2 para 1 vaga!
Não podemos mais nos omitir. É nossa responsabilidade, neste caso, darmos notícia de nossos feitos. Somos poucos, e menor ainda tem sido nossa contribuição. Precisamos nos multiplicar, e, como, infelizmente, não reproduzimos profissionais de exatas com água, como gremlins, precisamos incentivar a formação na nossa área, e assumir nossa posição dentro do estado do Pará, porque, se não assumirmos, certamente outros, irão.
Está na hora do Pará descobrir uma nova vocação que não só o extrativismo, e por que não o das ciência exatas?! Mas isso, insisto, só será possível com a expansão de nossas carreiras, dos trabalhos desenvolvidos, dos projetos idealizados, dos planos de negócio que precisam sair do papel. * Assim, conto com vocês para a difusão e incentivo da área de exatas no estado, desde a sua formação, desde a graduação em nossa área, precisamos de mais alunos em exatas! Este compromisso deve ser assumido por cada um de vocês!
Devemos fazer a nossa parte, senão por outros motivos, que seja, pelo menos, por motivos econômicos. O Brasil tem, alguns fundos, que somam alguns bilhões de reais, destinados a Ciência e Tecnologia, e que não vem para nosso estado por uma razão simples, porque não estamos indo buscá-los. Só profissionais de nossa área possuem as habilidades técnicas e legais para receber repasses de recursos que hoje estão indo para outros estados, ou pior, sendo devolvidos os cofres públicos.
A economia atual, sabe-se, está baseada no conhecimento, e novos conhecimentos só podem vir da inovação. Então, é muito importante entender da onde vem a inovação: -Acontece que inovação não vem de máquina, inovação só vem de gente! e pra isso precisamos de empreendedores! Mostrem-se, é hora de tirar seu projeto da gaveta: Vocês estão prontos para o mercado de trabalho!
Sejam empreendedores! Isto é estar pronto para o mercado de trabalho! Sempre digo, quando convido meus alunos para amostras, feiras e apresentações, que não desejo que saiam da faculdade em busca de um bom emprego. Eu espero que saiam da faculdade para gerar bons empregos, e especialmente, bons empregos no Pará! Assim poderemos ajudar nosso estado a crescer!
Este precisa ser o foco da sua carreira profissional. Sejam empreendedores! mesmo dentro da empresa de outros, façam seu trabalho como se dirigissem sua própria empresa! Foi para isto que vocês se formaram: para fazer diferente, para serem arrojados, para correrem riscos calculados. Um empreendedor não é hermético, pelo contrário: é carismático, comunicador, adaptável!
É... sempre nos faltarão algumas lições... Mas Deus não os privilegiaria com mentes brilhantes se não fosse exatamente para terem missões árduas com a sociedade e com o nosso estado! Temos a possibilidade, em nossa área, de mudar o mundo, dominamos ferramentas que alcançam multidões, proporcionalmente, então, deve ser a medida de nossa responsabilidade social!
....
A vida são deveres que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê já são 6 horas, quando se vê, já é sexta-feira; quando se vê, já é Natal; quando se vê já terminou o ano; quando se vê não sabemos mais por onde andam nossos amigos; quando se vê passaram-se 50 anos. Agora, é tarde demais para ser reprovado! poetiza Mário Quintana, um autor que, como nós, sempre cultuou o tempo... Não temos mais tempo de voltarmos ao primeiro ano de faculdade e aprendermos tudo de novo... acabou o treino!...
Seu tempo é agora e seu lugar é aqui, não deixem o momento passar! Usem seu tempo a seu favor! Não abandonem seus projetos, nunca abandonem suas ideias! elas, hoje, guardam a essência do que vocês são e do que esperam de fato da vida! não permitam que os façam desistir, porque muitos nãos vão aparecer mas seu empenho fará toda a diferença no futuro. A reputação do amanhã é merecida pelo que se faz do agora!
Para isso, acredito, honestamente, que com a benção de Deus, demos o nosso melhor, e se perdemos a mão em algum momento, certamente não o fizemos em nossas intenções, nas quais nós: colaboradores, pedagogos, professores, coordenadores, e administração superior, nos esforçamos em dar a vocês, futuros tecnólogos e bacharéis, o que a maioria dos alunos deve esperar de seus tutores: não o serviço, a muleta, ou mesmo a aula, ou sequer a nota da prova (incluindo aquele meio ponto pra poder passar direto), não, não foi isso. O que lhes demos de mais valioso foi: - uma rede!. A certeza de fazerem parte de uma equipe, uma teia de valores, tecida em uma relação de confiança, que iniciou por um sonho e que foi construída aos poucos, desde lá atrás, por muitos outros anteriores a mim e a vocês!
Podem estar certos, vocês são membros de uma ligação que os amolda a todos nós, em uma sensação de que se tentarem voar e/ou se começarem a cair, estaremos lá, não para impedir-lhes, nem querendo tomar seu lugar, mas na certeza de que, se necessário, os sustentaremos com esta rede. Esta rede se chama CESUPA e é, e sempre será, a casa de vocês, toda vez que precisarem e quiserem aparecer para buscar apoio ou orientação.
Agora vão, meus queridos, confiem em vocês e no que foi plantado; e tenham a certeza de que têm, no CESUPA, uma teia de amarrações fortes, com a qual podem contar. Vão agora, ganhem o mundo, busquem e criem seu espaço, mas voltem para nos dar notícia. Voltem para o estado do Pará! Sejam a boa notícia do nosso estado! Vão e façam a história de seu tempo, e não esqueçam que sua história conta muito da nossa!
Finalmente, agradeço a Deus por estes anos que passamos juntos, num projeto de transformar sonhos em realidade, e agradeço, novamente, a vocês por me darem, hoje, a honra de dizê-los!
Vão com Deus e continuem nos enchendo de orgulho!
Obrigada!
Emocionou!
ResponderExcluir